nome

De volta das férias – ou como valorizar o descanso para uma boa retomada

Publicado em 7 de janeiro de 2019
Autor: Mateus Ávila Isidoro

Férias é um dos direitos mais fundamentais para o trabalhador. É o período de desligar, de se reconectar com a família, viajar, descansar sem a preocupação de cumprir a jornada. Como eu trabalho remoto, há sim algumas questões especiais para a discussão.

Preparação para a pausa

Como estou remoto e faço freelances, preciso antecipar os planejamentos da empresa que trabalho e de clientes. Faço isso em média 3 meses antes. Isto dá tempo para sprints finais para aquele gás antes de iniciar as férias. Eu já fiz o erro de pedir férias 30 dias antes, e não descansar de fato, pois não deu tempo para que todo o processo fosse otimizado para que eu pudesse descansar. Receber muitas ligações nas férias é sinal de que algo precisava evoluir.

Após definir o dia com bastante antecedência, começava a fazer backups dos projetos, e prioritariamente as tarefas mais complexas eu entregava antes, e os ajustes finos mais próximo do fim. Definir as prioridades faz muito sentido, pois se estiver a uma semana das férias com uma feature complexa para ser feito, é sinal de que o descanso não será integral.

Outra questão fundamental é documentar as potenciais encrencas para que quem ficar de sobreaviso conseguir resolver sozinho. Sempre que temos algo que pode precisar de algum ajuste futuro, como por exemplo adicionar um slide num site, é importante que o processo seja claro e fácil para quem estiver na ativa. Eu trabalho numa empresa onde eu sou o único desenvolvedor, e os projetos desenvolvemos em WordPress. Entrego para eles um ambiente que eles conseguem gerir facilmente as mudanças no conteúdo do site. Mas sempre é bom se precaver.

Momento de pausa

Eu devo ter lido umas 5 postagens de blogs que falaram para se afastar do celular. Admito que foi difícil de desligar completamente, mas ajudou o fato de eu ter desligado todas as notificações visuais do celular. Neste momento, é bom misturar momentos com a família e com descanso mesmo. Aproveitei e fui visitar minha família em Braço do Norte/SC, passando o Natal lá. Foi bom reativar estes laços, que a dinâmica do trabalho não dá muito tempo para aproveitar.

Aproveitei e joguei um pouco de Rimworld, fui na piscina tentar sobreviver ao calor infernal de Blumenau, dirigi um pouco (tirei a carteira em 2018, as oportunidades de treinar a direção são valiosas) e decidi planos de futuro.

Ao falar de planos de futuro, eles são mais substanciosos quando estamos distantes do trabalho. Defini alguns planos importantes para o futuro, tais como:

  • Voltar a dançar – faço dança de salão, e senti que fiquei mais triste e menos saudável
  • Participar dos eventos de tecnologia de Blumenau e região
  • Usar menos redes sociais
  • Participar mais ativamente da comunidade
  • Manter o blog vivo e ativo
  • Cuidar da minha saúde

Manter uma boa saúde física e mental faz com que os objetivos e os desafios que a vida profissional impõe sejam transpassados com maior qualidade. Ano passado estive muito mal humorado, que quase custou meu emprego e muitas amizades. Dosar estas energias é o maior desafio do ano.

A (difícil) retomada

Chegamos no foco do texto – que é a dificuldade do retorno das férias.

Tão importante quanto parar, é voltar. Nisto é algo que preciso melhorar. Sempre um dia antes de voltar ao trabalho durmo mal e aumentam meus picos de ansiedade. Toda aquela energia inicial da volta das férias é gasta rapidamente com estes episódios. Infelizmente ocorreu hoje, dia 07/01/2019. Por sorte, minha lista de tarefas não estava extensa, o que me dá a oportunidade do retorno aos poucos.

Como sou Micro Empreendedor Individual, tem algumas burocracias que preciso fazer já no início do ano: a declaração anual é bom ser feita logo, para que em abril não seja cobrado pela falta deste documento. Aproveitei e organizei uma tabela simples para anotar quando tenho meus pagamentos, para facilitar o preenchimento desta informação ano que vem. Como tenho que fazer também a parte administrativa, financeira e de gestão, tive um trabalhão para verificar todas as notas enviadas ano passado. Otimizar processos ajuda a ter menos dores de cabeça.

Com a empresa, já estabelecemos o planejamento inicial de projetos, e com os clientes que me passam freelas, aviso que já estou de volta. E para quem lê meu blog, este é o recado de que estou de volta das férias 🙂 .